Dia Mundial da Higiene das Mãos
Dia Mundial da Higiene das Mãos
As mãos são um instrumento poderoso, preciso, delicado, sensível, mas também, reconhecidamente um importante veículo de contaminação, pelo que a higiene das mãos é um aliado crucial dos profissionais de saúde no combate à infeção em contextos de prestação de cuidados de saúde, mas não menos importante, nos contextos da vida quotidiana.
Já o sabíamos antes, mas estes dois últimos anos vieram demonstrar uma vez mais a importância da lavagem das mãos na redução da transmissão de agentes infeciosos como o vírus SARS-CoV-2.
A frequência e mesmo a qualidade do ato de higienizar as mãos estiveram na ordem do dia e creio, manter-se-á presente na vida de todos, pelo impacto verdadeiramente positivo que representa.
O apelo à higiene das mãos está hoje presente em todos os lugares e os meios para a sua realização igualmente dispersos em todos os locais que frequentamos no dia-a-dia.
Independentemente da idade e atividade que temos, todos nós sabemos hoje quais os momentos em que devemos efetuar a higiene das mãos e quais as técnicas de higiene das mãos a realizar, quer seja a lavagem das mãos com água e sabão, quer seja a higienização com solução de base alcoólica.
Importa agora capitalizar esta boa prática instituída de modo a que não deixe de fazer parte dos nossos hábitos adquiridos.
Tal como tem sido uma aliada no combate à disseminação da COVID-19, a higiene das mãos é e será igualmente uma aliada contra a disseminação de doenças como a gripe e as gastroenterites, para referir apenas duas das mais frequentes.
Por isso, nunca é demais relembrar, especialmente neste dia, um lema muito caro à NephroCare, vamos todos promover a segurança:
Mãos Limpas são Mãos Seguras!