Saltar para o conteúdo

Dia Mundial da Higiene das Mãos

| News

As mãos são um instrumento poderoso, preciso, delicado, sensível, mas também, reconhecidamente um importante veículo de contaminação, pelo que a higiene das mãos é um aliado crucial dos profissionais de saúde no combate à infeção em contextos de prestação de cuidados de saúde, mas não menos importante, nos contextos da vida quotidiana.

Já o sabíamos antes, mas estes dois últimos anos vieram demonstrar uma vez mais a importância da lavagem das mãos na redução da transmissão de agentes infeciosos como o vírus SARS-CoV-2.

A frequência e mesmo a qualidade do ato de higienizar as mãos estiveram na ordem do dia e creio, manter-se-á presente na vida de todos, pelo impacto verdadeiramente positivo que representa.

O apelo à higiene das mãos está hoje presente em todos os lugares e os meios para a sua realização igualmente dispersos em todos os locais que frequentamos no dia-a-dia.

Independentemente da idade e atividade que temos, todos nós sabemos hoje quais os momentos em que devemos efetuar a higiene das mãos e quais as técnicas de higiene das mãos a realizar, quer seja a lavagem das mãos com água e sabão, quer seja a higienização com solução de base alcoólica.

Importa agora capitalizar esta boa prática instituída de modo a que não deixe de fazer parte dos nossos hábitos adquiridos.

Tal como tem sido uma aliada no combate à disseminação da COVID-19, a higiene das mãos é e será igualmente uma aliada contra a disseminação de doenças como a gripe e as gastroenterites, para referir apenas duas das mais frequentes.

Por isso, nunca é demais relembrar, especialmente neste dia, um lema muito caro à NephroCare, vamos todos promover a segurança:

Mãos Limpas são Mãos Seguras!