Saltar para o conteúdo

Vegetarianismo e Hemodiálise

| Notícias | Europe

Se não é vegetariano, não tem de alterar o seu estilo alimentar. No entanto, se já segue este tipo de alimentação e está a iniciar programa regular de hemodiálise, saiba que é possível manter uma dieta vegetariana desde que a mesma seja cuidadosamente aconselhada, planeada e monitorizada pelo seu Nutricionista, pois existem vários aspetos a ter em consideração.

Na base deste padrão alimentar estão, geralmente, fruta, hortícolas, cereais, leguminosas, frutos gordos e sementes, de preferência locais, da época e minimamente processados. Muitos destes alimentos são ricos em fósforo e potássio, pelo que é necessário adaptar as quantidades de forma a não elevar os seus valores analíticos.

A fruta e os produtos hortícolas são as principais fontes de potássio e a melhor estratégia passa pela seleção das opções com menor quantidade deste mineral. Outros alimentos derivados da soja, como a proteína vegetal texturizada, também são comumente utilizados pelos vegetarianos e são ricos em potássio. Uma vez que ingestão de proteína é muito importante, estando as suas necessidades aumentadas quando em programa regular de hemodiálise, como alternativa proteica pode ser usado o tofu, o tempeh, a seitan ou os ovos, no caso dos ovo-vegetarianos. A ingestão de leguminosas e de frutos secos/oleagionosas também deve ser controlada, uma vez que são alimentos ricos em fósforo e potássio. O teor de sódio em alguns alimentos tradicionalmente utilizados por quem opta por este tipo de alimentação pode ser elevado. Estes alimentos, normalmente, são processados e devem ser evitados, tais como refeições prontas, sopas pre-preparadas, hambúrgueres, salsichas, molhos e outros produtos embalados ou enlatados. Para além da sua riqueza em sódio possuem frequentemente aditivos alimentares que contêm fósforo.

Por fim, uma preocupação habitual nos indivíduos com padrão alimentar vegetariano prende-se com a suplementação vitamínica e mineral. No entanto, os doentes em programa regular de hemodiálise já fazem este tipo de suplementação, devido ao tratamento em si, pelo que não implica um défice destes micronutrientes. Não obstante, tal poderá acontecer se não existir um devido aconselhamento e acompanhamento na adoção deste padrão alimentar.

Se segue este estilo alimentar consulte o seu Nutricionista, que irá esclarecer todas as suas dúvidas e cuidadosamente aconselhar, planear e monitorizar o seu plano alimentar de forma a evitar défices nutricionais.