Saltar para o conteúdo

Continuamos juntos e fortes durante a pandemia – pelos nossos doentes

Como é que a Fresenius Medical Care consegue cumprir a promessa de cuidar de seus doentes, apesar do COVID-19

Fornecemos tratamento a mais de 348.000 doentes em todo o mundo. Ao fazer isso, garantimos um futuro digno de ser vivido para muitas pessoas em todo o mundo que sofrem de doença renal crónica. A saúde e a segurança dos nossos doentes e colaboradores continuam a ser a nossa principal prioridade. Isto também se aplica nos muitos desafios apresentados pela pandemia do COVID-19.

Como fabricante de uma gama completa de produtos de diálise e como prestadora de cuidados renais, faz com que  possamos assumir a responsabilidade pelos insuficientes renais espalhados por todo o mundo, que se tornaram ainda mais vulneráveis devido à disseminação do coronavírus.

Temos noção da nossa responsabilidade a tempo inteiro, naturalmente também teremos durante esta crise. Com inúmeras iniciativas em todo o mundo e, graças aos nossos colaboradores, a Fresenius Medical Care enfrentou as ameaças apresentadas pela pandemia do COVID-19, implantando diferentes formas de apoio nas áreas mais afetadas.

Sempre que necessário disponibilizamos equipamentos que salvam vidas

Em Wuhan, na China, onde esta pandemia global começou, a Fresenius Medical Care rapidamente forneceu aos hospitais locais dispositivos de cuidados intensivos e outros materiais para ajudar a manter a infraestrutura de assistência médica. Também entregamos mais de 100.000 máscaras cirúrgicas e outros equipamentos de proteção individual aos nossos colaboradores na China.

Qun Xiao foi uma das primeiras enfermeiras a tratar insuficientes renais infectados. Relembra que, apesar da ansiedade inicial, assim que conheceu os seus doentes, esqueceu-se logo dessa ansiendade.

Enfermeira de diálise na china

Os seus rostos iluminaram-se quando nos viram. Nós éramos a esperança deles.

Qun Xiao
Enfermeira de diálise na china

Além disso, a Companhia doou máquinas de diálise para uso em cuidados intensivos na província de Hubei. Fornecemos também aos hospitais, máquinas de diálise para garantir que continuam a prestar o melhor tratamento de diálise. Foi transportada de Frankfurt para Pequim e de seguida para Wuhan uma remessa de máquinas da Novalung para tratamento do ECMO.

Quando o vírus chegou à Europa, Itália foi especialmente atingida. Novamente, os colaboradores da Fresenius Medical Care demonstratram o seu compromisso em derrotar esta pandemia. A equipa local uniu-se para apoiar um grande hospital em Milão com uma unidade de cuidados intensivos COVID-19 de emergência equipada com dez das nossas máquinas multiFiltrate PRO para diálise.

Como demonstra o vídeo abaixo, a unidade de cuidados intensivos em Milão foi montada em apenas uma semana. Ao trabalhar em conjunto, os nossos colaboradores conseguiram marcar a diferença, não apenas na vida dos nossos insuficientes renais, mas também nos doentes afetados diretamente pela COVID-19.

Vídeo da nova unidade de cuidados intensivos no hospital San Raffaele em Milão, Itália

Temos o exemplo da Polónia, os nossos colaboradores apoiaram o serviço nacional de saúde oferecendo máquinas de diálise aos hospitais públicos que foram convertidos em unidades para doentes com COVID-19. Isto significa que os doentes em diálise puderam receber o seu tratamento numa unidade especializada de forma segura.

A Fresenius Medical Care transportou cerca de 200 máquinas de diálise da Ásia para a Europa para distribuí-las onde quer que fossem mais necessárias. Dispositivos para terapia também devem ser entregues na América Latina e na América do Norte.

Na América do Norte, disponibilizamos 150 máquinas de diálise para os hospitais dos EUA para o tratamento de doentes com COVID-19 na nossa recém-criada Reserva Nacional de Cuidados Intensivos Renais. Isto permite-nos enviar máquinas de diálise para hospitais a curto prazo.

Rice Powell sobre a pandemia global

Como líder mundial de produtos e serviços de diálise, estamos a cumprir ativamente o nosso dever de combater esta pandemia global. Vamos beneficiar do conhecimento que temos, e aprender ainda mais, assim esperamos tornar-nos ainda melhores no que fazemos.

Rice Powell
CEO

Iremos expandir a produção para conseguirmos responder à crescente procura mundial

Estamos também a fazer todos os esforços para manter ou expandir a produção e distribuição dos nossos produtos. Devido à COVID-19, a procura aumentou em todos os grupos de produtos, mas principalmente em produtos para diálise - em alguns casos em mais de 100%.

Em Itália, por exemplo, a nossa equipa de operações técnicas instalou tantas máquinas de diálise em março de 2020 quanto instalaria durante o perído de um ano. Também montamos mais de 40 unidades portáteis de osmose reversa para enfermarias de diálise em hospitais que foram isolados para doentes com COVID-19.

As nossas fábricas nos EUA também aumentaram significativamente a sua capacidade de fabricação. A nossa fábrica de Concord está preparada para ajudar  no caso de haver um aumento nos casos de COVID-19, enviando máquinas de hemodiálise para as unidades de isolamento que foram criadas para doentes com COVID-19. Produzimos estas unidades, destinadas ao atendimento de emergência, além do volume habitual de máquinas.

Também respondemos ao aumento do número de doentes hospitalizados que necessitam de fazer diálise nos EUA. Inclui o tratamento no centro, diálise domiciliária e equipamentos e produtos de substituição renal para os hospitais mais afetados e trabalho com os profissionais de saúde para os ajudar a utilizar o equipamento com maior eficiência para cuidar de mais doentes.

Nas nossas unidades de produção na EMEA também procuramos maximizar a capacidade dos produtos e estabelecemos uma meta ambiciosa de aumentar a sua produção até aos 200%.

Sobre a terapia de agudos 

A terapia de agudos é necessária principalmente para o tratamento da insuficiência renal aguda em doentes críticos em unidades de cuidados intensivos. A terapia de substituição renal contínua (CRRT) limpa o sangue com a ajuda de soluções e filtros especiais, fazendo as funções naturais dos rins e mantendo os níveis de fluidos corporais num nível relativamente constante.

Unir todas as forças em tempos de crise

Nos EUA, confirmamos as nossas parcerias com outras empresas prestadoras de diálise para criar um plano de contingência nacional para o tratamento de doentes em diálise infetados com COVID-19.

Também trabalhamos em conjunto com sistemas de saúde e governos locais para implementar soluções e, assim, oferecer o melhor atendimento possível ao doente. Para ajudar a resolver a escassez de produtos de terapia renal substitutiva contínua (CRRT) durante a emergência de saúde pública do COVID-19, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA concedeu a Autorização de Uso de Emergência à Fresenius Medical Care para uso emergencial do sistema multiFiltrate PRO e soluções multiBic / multiPlus. O equipamento foi autorizado a fornecer CRRT para tratar doentes em ambiente de tratamento agudo durante a emergência de saúde pública do COVID-19. Além das soluções de diálise multiBic entregues aos hospitais na região de Nova York em maio, a empresa também espera que os primeiros envios do multiFiltrate Pro System cheguem aos EUA nas próximas semanas.

Utilizamos a nossa tecnologia e know-how para tratar doentes com COVID-19

Além da diálise aguda, estamos a observar uma procura significativamente maior pelas máquinas e kits Novalung ECMO produzidos pela Xenios AG, uma subsidiária da Fresenius Medical Care.

Os dispositivos ECMO da Xenios já são usados no tratamento de doentes com COVID-19 em muitos países europeus, especialmente nos mais afetados, como Itália, Espanha e França. Mas os dispositivos para salvar vidas também são urgentemente necessários fora da Europa. Wuhan, a região mais afetada da China, recebeu uma entrega no final de fevereiro.

Implementamos várias medidas para maximizar a nossa capacidade de fabricar dispositivos de ECMO e kits.

Sobre a ECMO (Oxigenação ExtraCorporal da Membrana)

A Xenios AG, subsidiária da Fresenius Medical Care, fornece máquinas de ECMO que são usados para tratar doentes que desenvolvem pneumonia grave com insuficiência pulmonar, que pode ser o resultado de uma infeção por coronavírus. Simplificando, a terapia de ECMO da Xenios ignora a função dos pulmões, retirando o dióxido de carbono do sangue do doente e enriquecendo-o com oxigénio. Isto dá aos pulmões tempo suficiente para se curarem.

O extraordinário compromisso dos nossos colaboradores

Temos a sorte de ter colaboradores dedicados que demonstram o seu extraordinário compromisso em tentar garantir a saúde e a segurança de nossos doentes em todo o mundo. Colaboradores nos EUA, Itália, China e em muitos outros países ofereceram os seus serviços para ajudar as regiões e hospitais severamente afetados.

Nos EUA, foi necessário reforçarmos as nossas equipas com enfermeiros em diálise e outros cuidadores para combater o aumento do número de doentes COVID-19 com lesão renal aguda. Na China, os engenheiros e enfermeiros da Fresenius Medical Care ofereceram-se para ajudar nos hospitais locais de Wuhan,

Enfermeira de diálise que se voluntariou em Wuhan

No inicio, estava preocupada se fosse infetada. Mas quando vi os doentes a receberem ajuda e a serem cuidados, senti que todo o esforço valeu a pena.

Lianju Jiao
Enfermeira de diálise que se voluntariou em Wuhan

Nestas circunstâncias difíceis, os colaboradores da Fresenius Medical Care em todo o mundo foram a base para o sucesso da nossa empresa. Juntos, não dão apenas o seu melhor para garantir que os nossos doentes permaneçam seguros durante esta crise, mas partilham também a sua motivação e tentam manter-se positivos.

Nurses in spain
Nurses in spain

Este vídeo foi feito pela equipa de Valência, em Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia. É uma mensagem emocionante de encorajamento para todos os colaboradores da Fresenius Medical Care e um raio de esperança nestes tempos difíceis.

Care Manager at El Pilar dialysis center, Madrid

Apesar dos nossos medos, eu nunca, e digo isto com convicção, nunca em toda a minha vida profissional tive tanto orgulho da minha equipa como agora. É nestes momentos difíceis que o compromisso, o profissionalismo e a vocação vêm à tona, quando conheces as pessoas – as tuas pessoas. "Obrigado a todos por cuidarem de nós, temos que voltar aqui para viver novamente e não fomos abandonados", disse-me um doente há alguns dias.

Dr. Maria Pilar Martínez Rubio
Gestora de Cuidados no centro de diálise de El Pilar, Madrid
Conteúdo relacionado

Encontre mais histórias em nosso arquivo.