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Estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de doença renal. Conquistar avanços em diálise e proporcionar aos nossos pacientes os melhores medicamentos possíveis têm sido o nosso principal objetivo nestes 20 anos, e permanece assim até hoje. Temos continuamente respondido a esse desafio ao longo dos anos, e estabelecemo-nos como líderes em tecnologia e de mercado. Aumentando o nosso investimento em áreas relacionadas com a diálise no futuro, também estamos a fortalecer a nossa experiência médica - para benefício dos nossos pacientes.

 

Factos & Números

A Fresenius Medical Care alcançou excecionais avanços nestes 20 anos de história. O desejo de dar aos pacientes um futuro com uma melhor qualidade de vida tem sido um dos nossos objetivos. Aceitamos esse desafio e continuamos a desenvolvê-lo. Isto é demonstrado por uma série de factos. Temos quase cinco vezes mais pacientes do que no início, produzimos dez vezes mais dialisadores, as nossas vendas cresceram praticamente doze vezes e o nosso lucro líquido, mais de onze vezes. Atualmente operamos em aproximadamente 3.500 centros de diálise em 45 países diferentes e tratamos cerca de 300.000 pacientes por ano - de facto, realizamos uma sessão de diálise algures no mundo a cada 7 segundos. Tudo isto só é possível graças aos mais de 100.000 profissionais, que demonstram uma grande coragem e energia todos os dias.

O ponto de partida

Coragem e energia também foram necessárias em 1996, quando Gerd Krick, CEO da Fresenius AG, assumiu a maior e mais importante rede de diálise dos EUA, a National Medical Care. Devido ao seu talento técnico, visão comercial e habilidade estratégica, rapidamente ganhou aliados para este plano. Juntamente com o Ben Lipps, que mais tarde se tornaria CEO da Fresenius Medical Care, finalmente atingiu o seu objetivo. A aquisição foi bem sucedida e a Fresenius Medical Care nasceu. “À época, recebemos muitas visitas na empresa - desde banqueiros até delegações dos Estados Unidos. Todos queriam ter uma ideia do que era o nosso trabalho e como operávamos”, relembra Erwin Franiek, que está na Fresenius há 36 anos e atualmente é encarregado do controle de qualidade da fábrica de dialisadores de St. Wendel, na Alemanha.

Tornando-se o líder em tecnologia

“Na realidade, já éramos líderes tecnológicos naquela época”, continua Franiek. “Os passos vitais já tinham sido dados. Em 1983, introduzimos o filtro de polissulfona, que agora é padrão. Nos anos seguintes, ajustamos os componentes chave de um sistema de diálise - o filtro de sangue (dialisador), a bomba e a câmara de balanceamento. É vital que estes três componentes trabalhem juntos em perfeita harmonia, pois é necessário manter estável a circulação sanguínea do paciente em relação à retirada de sangue que ocorre rapidamente.

Noutras palavras, somente uma certa quantidade de fluido pode ser removida do sangue por certo período de tempo - um processo complexo que exige controle meticuloso. “O desenvolvimento paralelo bem sucedido desses componentes chave, garantiu o nosso posicionamento como líder tecnológico”, explica Reiner Spickermann, que tem sido responsável pelo desenvolvimento de equipamentos para hemodiálise na fábrica de Schweinfurt nos últimos 20 anos.

Reiner Spickermann

O bem sucedido desenvolvimento paralelo desses componentes chave garantiu, o nosso posicionamento como líder tecnológico.

Reiner Spickermann
Reiner Spickermann, responsável pelo desenvolvimento de equipamentos para hemodiálise na fábrica de Schweinfurt nos últimos 20 anos

Um palco enorme

A recompensa para todo esse trabalho árduo chegou em 1992, com o lançamento no mercado da família de máquinas 4008. “Todos sentimos uma incrível sensação de alegria quando apresentamos o sistema na ERA-EDTA, a conferência anual da Associação Europeia de Nefrologia e da Associação Europeia de Diálise e Transplante em Paris”, diz Spickermann.

“A resposta foi impressionante”. Spickermann explica que, impulsionada por esse sucesso, a empresa continuou a construir a sua liderança tecnológica tanto para os dialisadores – o coração do sistema – quanto para a máquina de diálise nos anos que se seguiram. Outro marco incluiu o lançamento no mercado do sistema de tratamento 5008, em 2005. Proporcionou benefícios significativos para os pacientes e aumentou a taxa de sobrevivência em 35%.

Tornando-se líder de mercado

O aprimoramento contínuo da máquina de diálise preparou o caminho para a liderança de mercado. Em 1999, 100.000 máquinas de diálise já tinham saído da linha de produção de Schweinfurt. Apenas quatro anos depois, estávamos a tratar mais de 100.000 pacientes por ano e a produção anual cresceu para mais de 50 milhões de dialisadores. A produção de dialisadores passou da marca dos 500 milhões em 2007 e atingiu a marca de 1.000.000.000 seis anos mais tarde.

Continuidade apesar da complexidade

A característica que nos define é a continuidade. É bem visível no crescimento da empresa e na melhoria contínua das máquinas. São pequenos sucessos, mas a cada pequeno passo proporcionamos uma melhor qualidade de vida e uma maior expetativa de vida aos pacientes. “Não há melhor motivação que essa”, enfatiza Spickermann. “O maior desafio é reproduzir as complexidades da função renal o mais eficazmente possível”, acrescenta. A configuração da máquina de diálise é proporcionalmente complexa. Consiste em aproximadamente 8.000 componentes, alguns dos quais produzidos a partir de um material altamente especializado e com propriedades especiais. Por exemplo, precisam de ser biocompatíveis.

Noutras palavras, os componentes não podem transmitir nenhuma impureza para o sangue, e também precisam resistir a altas temperaturas, ácidos e álcalis. As válvulas são outros componentes-chave e têm que trabalhar com absoluta precisão e fiabilidade ao longo do processo com cerca de 5.000 horas por ano, com uma vida útil média de dez a doze anos. “É também importante que os componentes individuais operem em perfeita harmonia, como as engrenagens de um relógio, para que os parâmetros sanguíneos, como a temperatura, o valor do pH e a circulação do paciente se mantenham estáveis”, salienta Spickermann. Explica que a composição sanguínea não pode ser alterada bruscamente, e qualquer coagulação precisa de ser impedida. “O nosso domínio nesse desafio complexo distingue-nos dos concorrentes”, diz Spickermann.

O valor agregado permanece internamente

O manuseio competente da complexidade, entretanto, é apenas um aspecto do nosso trabalho. A segurança do paciente e a alta qualidade também são uma necessidade absoluta. “Não podemos arriscar e comprometer a saúde do paciente e a sua segurança”, diz Franiek, que, juntamente com a sua equipa, assegura sistematicamente a alta qualidade dos materiais e processos. “Esta é a razão de estarmos continuamente a melhorar a compatibilidade dos produtos e a automatizar inúmeros processos de controlo na produção: minimizar os erros da forma mais eficaz possível”, acrescenta. Dada a importância da qualidade, a integração vertical sempre foi uma característica da nossa empresa. Lidamos com toda a cadeia de valor agregada - desde a produção da membrana e toda a maquinaria até ao desenvolvimento de softwares, todos os serviços relacionados com a diálise e tratamentos complementares. A integração vertical tem mais um benefício - concentra internamente todo o conhecimento técnico relevante.

Além disso, a nossa equipa de desenvolvimento obtém informações e dicas valiosas no relacionamento diário com os pacientes e especialistas. Isso ajuda-nos a melhorar continuamente os produtos e serviços e a realizar processos de forma mais simples, eficiente e segura.

Tamara Jones, paciente em diálise

Tamara Jones, paciente em diálise

 

O paciente em primeiro lugar

O principal impulso para as melhorias vem dos pacientes e médicos. No futuro, estamos interessados em aprender ainda mais com eles. Com isso em mente, começamos a mover-nos na direção dos setores hospitalares e de serviço na década de 1990 e gradualmente expandimos essas atividades. Exemplos disso incluem a aquisição do Renal Care Group Inc. em 2005, uma participação maioritária de 51% na rede de centros de diálise de Taiwan - Jiate Excelsior Ltd. em 2007, a aquisição da Asia Renal Care Ltd. em 2010, da Euromedic em 2011 e da americana Liberty Dialysis Holding Inc. no ano seguinte.

Desafiando os limites

Prof. Dr. Bernard Canaud

Precisamos de olhar para a situação geral dos pacientes e aproveitar cada oportunidade para melhorar a sua qualidade de vida.

Prof. Dr. Bernard Canaud
Diretor Médico Executivo

“Apesar de todos os nossos esforços e constantes melhorias, até nós temos certos limites”, diz o Diretor Médico Executivo, o Professor Bernard Canaud.

“A diálise previne a morte das pessoas com doença renal. Nos últimos 50 anos, grandes progressos foram feitos, mas é uma tarefa árdua reproduzir com precisão a função que o rim realiza. Não é a eficácia do método que nos limita, mas o tempo máximo da diálise”, explica. O rim humano funciona o tempo todo e purifica 1.500 litros de sangue por dia, o que corresponde a aproximadamente 546.000 litros por ano e cerca de 11 milhões de litros ao longo de um período de 20 anos. Isso é equivalente ao grande volume de água que uma estação de tratamento de águas residuais purifica em 24 horas, para uma população de 35.000 pessoas. Uma máquina de diálise, ao contrário dos rins, transporta e purifica somente 120 litros de sangue numa sessão de três/quatro horas por semana. Em vista disso e do facto de que o número de pacientes renais continuará a crescer na nossa sociedade, que está envelhecida, o Professor Canaud está a pesquisar outras abordagens de tratamento a serem consideradas para complementar a diálise. “Precisamos de olhar para a situação geral dos pacientes e aproveitar cada oportunidade para melhorar a qualidade de vida”, afirma, acrescentando que isso também inclui o diagnóstico precoce a e prevenção de fatores e sintomas que resultem em doença renal.

Perspectivas para além da diálise

A chave para isso reside em melhorar os cuidados aos paciente e em compreender de forma mais específica as relações médicas. No futuro, estamos interessados em fortalecer a nossa experiência médica e aumentar o nosso investimento em serviços médicos relacionados com a diálise. Neste campo, que é conhecido como Care Coordination, já alcançamos uma parcela de 11% no maior mercado, o dos Estados Unidos, um número que vem aumentando. O nosso CEO Rice Powell apresentou esses números na Annual General Meeting. Relaciona a expansão da gestão de cuidados com importantes objetivos estratégicos quando diz: “A nossa especialidade em diálise e nas áreas de negócio envolvidas em Care Coordination permite-nos moldar ativamente as mudanças no mercado de assistência médica”. Isso oferece-nos a oportunidade de nos focarmos no tratamento do paciente e lançar as bases para o nosso crescimento futuro.

Máquina de diálise 6008 da Fresenius Medical Care

As nossas últimas inovações

  • Nova plataforma de hemodiálise para tratamento de insuficiência renal crónica
  • Novo dialisador - a superfície de fibra flexível significa menor necessidade de heparina para tratamentos de diálise padrão; base de dados clínica disponível
  • Novas soluções de produtos para pacientes de diálise domiciliária, tanto para hemodiálise quanto para diálise peritoneal
  • Nova plataforma de produtos para diálise peritoneal
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