Quase todos os serviços são realizados na Finlândia por instituições governamentais concentradas em centros de saúde e clínicas. Instalações de gestão privada, como os centros da Fresenius, são uma exceção.
Do fornecedor ao condutor da inovação
A equipa de 24 funcionários da filial finlandesa ficou, portanto, ainda mais orgulhosa em receber o contrato dos dois centros de diálise em 2018 pelo Hospital Distrital de Helsínquia e Uusimaa (HUS), uma das maiores entidades administrativas na área da saúde da Finlândia.
"Esta história de sucesso remonta a dez anos", explica Väänänen. “Na altura, tínhamos formado uma equipa multidisciplinar totalmente nova”, recorda Minna Väänänen.
Marja Stenborg também entrou na equipa naquela altura como parte da equipa médica. O nefrologista contribui com a sua experiência médica para transformar funcionários em vendas de produtos e o atendimento ao doente em especialistas no seu campo, ensinando-lhes conhecimentos médicos especializados. "Os nossos funcionários geralmente são os primeiros a trazer as mais recentes descobertas e produtos inovadores para os hospitais", diz Stenborg.
Isso ajudou a moldar gradualmente a imagem da empresa como um factor de inovação na Finlândia. Enquanto isso, a Fresenius Medical Care já não é considerada apenas um fornecedor de máquinas e materiais, mas sim um parceiro quando se trata de melhorar os cuidados de diálise na Finlândia. "Eu diria que os nossos esforços conjuntos nos últimos dez anos foram fundamentais para a conquista do contrato para os dois centros", diz Stenborg.