Country websites:

O berço da inovação

A rede de diálise

O que têm em comum simulações de realidade virtual, laboratórios de medição de interferência eletromagnética, prototipagem rápida de componentes de máquinas e testes de usabilidade intercultural de protótipos?

Todos desempenham uma função essencial no que respeita ao desenvolvimento e otimização do tratamento de diálise. Estas áreas, juntamente com todas as outras áreas de desenvolvimento relevantes, estarão em breve sob o mesmo teto, no novo Centro de Tecnologias da Fresenius Medical Care, em Schweinfurt, na Alemanha. O edifício tem a dimensão de um campo de futebol e acolherá os mais de 1200 funcionários que trabalham na região, um terço dos quais em investigação e desenvolvimento. E o número está a aumentar.

«No novo Centro de Tecnologias, serão deselvolvidas soluções inovadoras para o benefício dos nossos doentes. O foco incide num relacionamento próximo com as equipas das clínicas, os doentes, os serviços e a produção», afirma o Dr. Olaf Schermeier, membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de investigação e desenvolvimento da Fresenius Medical Care.

Centro de Tecnologia da Fresenius Medical Care, Schweinfurt, máquina de diálise 6008

Melhorar a vida dos nossos doentes

Os objetivos e a abordagem do novo Centro de Tecnologia estão claramente definidos: melhorar continuamente as vidas quotidianas dos doentes com doença renal em fase terminal, desenvolver produtos para uma melhor qualidade de vida, minimizar os efeitos secundários, gerar conhecimento de forma mais eficaz a nível mundial e introduzir inovações na produção através da mais curta via possível. Por outras palavras, assegurar que os doentes beneficiam mais rapidamente do progresso.

Trata-se de um processo estabelecido há já algum tempo também fora da Alemanha: A Fresenius Medical Care gere instalações de desenvolvimento em todo o mundo, desde França e Itália até países mais longínquos como o México e a China, com 825 funcionários dedicados exclusivamente a atividades de investigação e desenvolvimento. Desde há algum tempo, existem equipas interdisciplinares entre vários locais, e as redes de contactos entre instalações em fusos horários diferentes fazem parte do trabalho quotidiano. No futuro, todas essas vertentes estarão reunidas no Centro de Tecnologias de Schweinfurt, num novo edifício moderno que personifica a cultura de trabalho interdisciplinar da empresa.

Centro de Tecnologias da Fresenius Medical Care, em Schweinfurt

Desenvolvimento altamente coordenado

Uma fila de máquinas 6008 da Fresenius Medical Care

«Na tecnologia de diálise, mesmo as melhorias mais pequenas podem ter um impacto significativo na vida quotidiana dos doentes. A este respeito, o trabalho de desenvolvimento altamente coordenado, que é realizado a nível mundial é essencial para a Fresenius Medical Care», afirma Johann Brede, o gestor responsável pelo Centro de Tecnologia. «Estamos a encurtar as nossas linhas de comunicação e a facilitar o intercâmbio profissional para podermos reagir mais rapidamente a nível mundial». Os tópicos variam desde a melhoria de componentes individuais, tais como sistemas de tratamento de água para diálise, ao aperfeiçoamento digital de equipamentos.

Os tópicos variam desde a melhoria de componentes individuais, tais como sistemas de tratamento de água para diálise, ao aperfeiçoamento digital de equipamentos. Por exemplo, os programadores de software estão a trabalhar na avaliação de sinais que mostram a forma como as propriedades do sangue variam durante o tratamento de diálise.

Um equipamento médico não é de estilo de vida

Construímos o progresso

Conteúdo relacionado